Praça Eugênio Jardim
39 / 701
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22061-040
Tel: (21) 4107-4272
(Marisa - a partir das 13:00)
 

Técnicas de Implementação e Fundamentos de COBIT (preparatório para certificação)

Objetivo: O seminário visa apresentar de forma clara, concisa e objetiva as técnicas de Implementação da Governança de TI ao mesmo tempo em que prepara o aluno para a realização da prova COBIT Foundation Examination.

Durante o seminário, o participante terá oportunidade de:

Compreender os habilitadores e inibidores do processo de Governança de TI;

Conhecer os mecanismos de implementação da Governança de TI;

Entender a importância do framework COBIT na conformidade com acordos, leis e regulamentos;

  • Compreender os mecanismos de alinhamento entre o negócio e TI;
  • Compreender a relação do COBIT com os demais frameworks de mercado;
  • Praticar mecanismos de avaliação de maturidade;
  • Praticar a identificação de processos críticos;
  • Praticar a avaliação de relevância de controles;
  • Praticar a priorização de “quick wins”;
  • Preparar-se para a certificação COBIT Foundation;
  • Realizar simulados para a certificação COBIT Foundation.

Conteúdo Programático:

Através de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, práticas com utilização de “templates” e realização de simulados, serão abordados os seguintes assuntos:

1) Conceituação de Governança:
a. Governança Corporativa;
b. Importância de TI para o Negócio;
c. Governança de TI;
d. Mecanismos Decisórios de Governança de TI
e. Relacionamento entre o COBIT e demais Frameworks
f. A importância da comunicação no estabelecimento da Govenança de TI

2) O Framework COBIT:
a. Visão Geral;
b. Relacionamento com a Governança de TI;
c. Porque TI necessita de um framework de controle?
d. Modelo de Maturidade;
e. Estrutura de Domínios e Processos.
f. Requisitos para um Framework

3) Abordagens de Implementação:
a. Ferramentas de Apoio à Implementação;
b. BSC e COBIT;
c. IT Balanced Scorecard;
d. Relacionamento de Metas de Negócio com TI;
e. Roteiro para Implementação COBIT, ITIL, ISO 17779;
f. COBIT e Sarbanex-Oxley (SOX);
g. COBIT e Basiléia

Material incluso:

a) Material didático composto da cópia das transparências;
b) COBIT 4.1 impresso
c) CD contendo textos livres sobre COBIT 4.1, SOX e Basiléia
d) Certificado de Participação.

Instrutor:

Renato Jesus é formado em Matemática (FAHUPE), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (IBAM), MBA Executivo em Finanças (IBMEC), Pós-Graduado em Comércio e Finanças Internacionais (FGV), MBA Executivo em Marketing (IBMEC), aperfeiçoamento em BSC (PUC), especializações em COBIT pela UNB e VENCO/ILUMNA, especializações em ITIL pela VENCO/ITXL e QUINT, Certificações Internacionais COBIT Foundation, ITIL Foundation e ITIL Practitioner SLM. Teve atuação na área de Desenvolvimento de Sistemas em empresas como a Nacional Informática, Estaleiro Mauá e BBM Informática, com diversos anos de experiência em cargos executivos como Gerente Corporativo de Câmbio da Souza Cruz e Gerente Administrativo/Financeiro do Casa Show (Grupo Sendas). Atualmente exerce a função de Gerente de Projetos pela DBA na implementação do segmento de Governança de TI junto a Caixa Econômica Federal na Representação do Rio de Janeiro e atua como Coordenador junto do LIG-RJ (Local Interest Group), braço regional do ITSMF-BR. É Membro Isaca e itSMF.

Local: ABERJ (Associação dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro), no seu Centro de Treinamento, situado à Rua do Ouvidor, 50, 12º andar – Centro, Rio de Janeiro.

Data: 04 a 06 de Outubro de 2007.

Horário: 09:30 às 17:30, com intervalos para café com duração de quinze minutos às 10:45 e às 15:00 e intervalo para almoço, por conta do Participante, de 12:30 às 13:30.

Investimento: R$1.900,00 (hum mil e novecentos reais) para pagamentos realizados até 17 de Setembro de 2007, R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) para pagamentos após esta data.

Pagamento: Através de Boleto Bancário emitido pela SUCESU-RJ, que deve ser solicitado no e-mail marisa@sucesurj.com.br, com a Sra. Marisa, informando seu nome (razão social), CPF (CNPJ) e endereço, para envio do Boleto.

Desconto para associados ou colaboradores: O associado ou colaborador SUCESU-RJ tem um desconto de R$ 100,00 (cem reais) por Participante. Este desconto não é cumulativo com outros descontos.

Desconto para inscrições múltiplas: A organização (CNPJ) que inscrever mais de um Participante tem um desconto de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por Participante. Este desconto não é cumulativo com outros descontos.

Pré-Requisitos: Inglês, para leitura dos materiais indicados

Exame de certificação: A prova de certificação (múltipla escolha, em inglês) não faz parte deste seminário, cujos requerimentos serão devidamente apresentados para que o aluno possa realizá-la junto ao ISACA, na data e hora de sua escolha.

Desistência: Até o prazo de três dias úteis anterior ao evento, o Participante pode desistir da sua participação ou indicar um substituto, através de correspondência registrada enviada à SUCESU-RJ no endereço: Rua da Assembléia, 40 – 5º. Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.011-000. No caso de desistência, a SUCESU-RJ reterá 30% (trinta por cento) do valor pago, para cobrir suas despesas, e emitirá um cheque da diferença em favor do desistente em no máximo 30 (trinta) dias.

Informações Adicionais: Dúvidas e quaisquer outras informações desejadas devem ser tratadas com a Sra. Marisa através do e-mail marisa@sucesurj.com.br.

 

Institucional | Calendário de Eventos | Artigos | Cadastramento | Links | Fale Conosco

Desenvolvido por SV