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ITIL® v3 Bridge, com prova de certificação escrita em português

Objetivo

Atualizar os conceitos já dominados pelos profissionais certificados em Fundamentos de ITIL® v2 com as novidades e mudanças da ITIL® v3, preparando-os para a prova de certificação em Fundamentos ITIL® v3 Bridge.

Conteúdo Programático:

1. Introdução

1.1. Conceitos da nova versão e os diferentes interesses dos stakeholders
1.2. Por que o ITIL® precisou mudar
1.3. A nova estrutura do ITIL®

2. Gerenciamento de Serviços como Prática

2.1. Conceito de Serviço
2.2. Conceito de Gerenciamento de Serviço

3. Ciclo de Vida do Serviço

3.1. Modelo do Ciclo de Vida
3.2. Estrutura, escopo, componentes e relacionamentos da Biblioteca ITIL®.
3.3. Objetivos do Service Strategy
3.4. Objetivos do Service Design e o que ele agrega ao Negócio
3.5. Objetivos do Service Transition e o que ele agrega ao Negócio
3.6. Objetivos do Service Operation e o que ele agrega ao Negócio
3.7. Objetivos do Continual Service Improvement e o que ele agrega ao Negócio

4. Conceitos e Definições Gerais do Gerenciamento de Serviços

4.1. Utilidades e Garantias
4.2. Recursos e Capacidades
4.3. Portfólio de Serviços
4.4. A Governança através do Ciclo de Vida do Serviço
4.5. Business Case
4.6. Modelo de Serviço
4.7. Módulo Service Design
4.8. Gerenciamento de Conhecimento do Serviço
4.9. Gerenciamento de Configuração
4.10. Definitive Media Library
4.11. Evento
4.12. A Comunicação no Service Operation

5. Princípios Chave e Modelos do Gerenciamento de Serviços

5.1. Service Strategy: os Ativos de Serviços como base para Criação de Valor; Criação de Valor através dos Serviços.
5.2. Service Design: Projeto de Portfólio de Serviços; Identificação das Exigências de Negócio; Definição dos Requerimentos e Projeto do Serviço; Tecnologia e Arquitetura do Projeto; Processo do Projeto; Mensuração do Projeto; Opções de Fornecimento de Serviços.
5.3. Service Transition: Modelo de Serviço V
5.4. Service Operation: Serviços de TI e Componentes de Tecnologia; Estabilidade e Responsabilidades; Qualidade e Custo de Serviço; Reatividade e Pró-atividade.
5.5. Continual Service Improvement: Modelo de Melhoria Contínua de Serviços; Mensuração; Valor do Negócio; Baselines; Tipos de Métricas.

6. Processos

6.1. Service Strategy: Atividades de definir mercado, desenvolver ofertas, desenvolver ativos estratégicos e preparo para execução; Objetivos, conceitos e papel do Gerenciamento de Portfólio de Serviços e Gerenciamento de Demanda.
6.2. Service Design: Objetivos, conceitos e papel do Gerenciamento do Catálogo de Serviços, Gerenciamento de Segurança da Informação e Gerenciamento de Fornecedor.
6.3. Service Transition: Objetivos, conceitos e papel do Gerenciamento de Liberação e Implantação.
6.4. Service Operation: Objetivos, conceitos e papel do Gerenciamento de Evento, Solicitação de Execução e Gerenciamento de Acesso.
6.5. Continual Service Improvement: Objetivos, conceitos, papel e métricas dos sete passos do processo de melhorias.

7. Funções

7.1. Service Desk
7.2. Gerenciamento de Técnicas
7.3. Gerenciamento de Aplicações
7.4. Gerenciamento de Operações

8. Papéis

8.1. Proprietário do Serviço
8.2. Modelo RACI

9. Diferenças v2 para v3

9.1. Service Strategy: Catálogo de Serviços e Provedor de Serviços
9.2. Service Transition: Gerenciamento de Mudanças e os sete RS; Mudança Normal, Padrão e Emergencial; Service Asset e Gerenciamento de Configuração.
9.3. Service Operation: Gerenciamento de Problemas


Condições Gerais

Data e Hora:

15 de Maio de 2009 - sexta-feira - de 10:00 a 17:30, com uma hora de almoço por conta do participante

16 de Maio de 2009 - sábado - de 09:00 a 13:00 (aula) e 13:00 a 13:30 (exame)

Local:

Centro de Treinamento da ABERJ, situado à Rua do Ouvidor, 50 - 12º. Andar.

Investimento:

O investimento é de 1.480,00 (hum mil quatrocentos e oitenta reais).

Pagamento:

Através de Boleto Bancário emitido pela SUCESU-RJ, que deve ser solicitado no e-mail marisa@sucesurj.com.br, com a Sra. Marisa, informando seu nome (razão social), CPF (CNPJ) e endereço, para envio do Boleto.

Descontos:

O associado ou colaborador da SUCESU-RJ tem desconto de R$100,00 (cem reais).

O pagamento antecipado (comprovado até 12 de maio de 2009) tem desconto de R$100,00 (cem reais).

Inscrições múltiplas têm desconto de R$50,00 (cinqüenta reais) por participante.

Desistência: Até o prazo de três dias úteis anterior ao evento, o Participante pode desistir da sua participação ou indicar um substituto, através de correspondência registrada enviada à SUCESU-RJ no endereço: Rua do Ouvidor, 97 - sala 601- Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.040-030. No caso de desistência, a SUCESU-RJ reterá 30% (trinta por cento) do valor pago, para cobrir suas despesas, e emitirá um cheque da diferença em favor do desistente em no máximo 30 (trinta) dias. Esta condição não se aplica para inscrições múltiplas, onde só pode ocorrer substituição e não desistência.

Informações Adicionais: Dúvidas e quaisquer outras informações desejadas devem ser tratadas com a Sra. Marisa através do e-mail marisa@sucesurj.com.br.






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