Praça Eugênio Jardim
39 / 701
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22061-040
Tel: (21) 4107-4272
(Marisa - a partir das 13:00)
 

XIV Programa de Capacitação para Analistas de Negócios

Objetivo do Programa:

Transmitir a profissionais de Tecnologia da Informação, de Administração ou de Processos os conceitos necessários para que eles desempenhem as funções de Analistas de Negócio, segundo os conceitos elaborados pelo IIBA© - Instituto Internacional de Análise de Negócios, a organização com sede no Canadá que se propõe a ser a referência para os profissionais de Análise de Negócios.

O Analista de Negócios se responsabiliza pelo relacionamento entre as demandas de uso da informação por parte da empresa e a estrutura técnico-administrativa que deverá atendê-las, incluindo o uso de recursos terceirizados.

O Programa é um conjunto de quatro seminários, cada um com um objetivo específico que permite participação individual, de acordo com os interesses e necessidades.


Seminário: Planejamento de Análise de Negócios

Objetivo: Discutir os modelos de implantação da atividade de Análise de Negócios em uma empresa, os relacionamentos necessários com as demais áreas envolvidas e os processos de trabalho derivados para cada modelo, bem como as métricas de desempenho que podem ser aplicadas para permitir o controle adequado da atividade.

Data: 23 de Setembro de 2010, quinta-feira.

Conteúdo:

  1. Fundamentos de Análise de Negócios
  2. Alinhamento Estratégico
  3. Modelos de Análise de Negócios
  4. Atividades de Análise de Negócios
  5. Gestão de Desempenho de Análise de Negócios

Seminário: Elicitação de Requisitos

Objetivo: Apresentar as técnicas de Análise de Negócios para a elicitação de requisitos, de modo a gerenciar o escopo e o valor das solicitações da empresa à TI.

Data: 30 de Setembro de 2010, quinta-feira.

Conteúdo:

  1. Conceituação e Importância da Elicitação de Requisitos
  2. Agregação de Valor
  3. Técnicas de Elicitação de Requisitos
  4. Modelos de Processo de Gestão de Requisitos
  5. Aceitação e Compromisso com Requisito
  6. Gestão de Mudanças e Rastreamento de Requisitos

Seminário: Gestão da Demanda

Objetivo: Apresentar modelos de gestão da demanda elicitada pelos Analistas de Negócio e sua dinâmica de evolução e maturidade.

Data: 14 de Outubro de 2010, quinta-feira.

Conteúdo:

  1. Processos de Negócio e Indicadores de Desempenho
  2. Definição de Pacotes de Serviço
  3. Modelos de Priorização de Projetos
  4. Modelos de Priorização de Melhoria Contínua
  5. Acompanhamento de Atendimento da Demanda
  6. Modelo de Maturidade de Gestão de Demanda

Seminário: Técnicas de Análise de Negócios

Objetivo: Apresentar as técnicas mais utilizadas pelo Analista de Negócios, discutindo sua aplicabilidade nos diversos modelos de atuação. O conjunto de técnicas escolhido visa a capacitação em um conjunto de técnicas que cobrem todas as áreas de atividade de forma integrada, constituindo assim uma base de atuação para o profissional.

Data: 21 de Outubro de 2010, quinta-feira.

Conteúdo:

  1. Modelos de Atuação da Análise de Negócios
  2. Negociação – Método de Harvard
  3. Critérios de Avaliação e Aceite de Requisitos
  4. Análise de Risco
  5. Sessões de Brainstorming
  6. Modelagem de Informação e Glossário
  7. Descrição de Funcionalidades e Prototipação
  8. Gestão de Problemas e Causa Raiz

Instrutor:

Cid Miranda, M.Sc., é Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e Mestre em Sistemas de Informação pela PUC-Rio. Professor da EBAPE – Escola de Administração da FGV e do Programa de MBA FGV Management, tem mais de trinta anos de experiência, tendo desempenhado funções gerenciais em várias empresas, destacando-se a Presidência da SUCESU-RJ (cargo que ocupa atualmente), a Gerência de Sistemas de Planejamento e de Informação Gerencial na VARIG, a Gerência Geral de Sistemas na CBV, a Gerência de Informações Gerenciais na FININVEST e a Gerência de Informática na IESA. Como Consultor, tem quinze anos de experiência em diversos projetos para empresas de médio e grande porte, destacando-se a Dannemann, a Braslight, a Petros, a Casa & Vídeo, a HSports, a Brasilcap, a TV Globo e o Laboratório Sérgio Franco.


INFORMAÇÕES GERAIS:

Local: Centro de Treinamento localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Horário: 09:30 às 17:30, com intervalos para café com duração de quinze minutos às 10:45 e às 16:00 e intervalo para almoço, por conta do Participante, de 12:30 às 13:30.

Investimento por seminário: R$ 700,00 (setecentos reais), para pagamentos efetuados até três dias úteis antes da data de cada seminário. R$ 850,00 (oitocentos e cinqüenta reais) para pagamentos efetuados até trinta dias após a data de cada evento.

Pagamento: Através de Boleto Bancário emitido pela SUCESU-RJ, que deve ser solicitado no e-mail marisa@sucesurj.com.br, com a Sra. Marisa, informando seu nome (razão social), CPF (CNPJ) e endereço, para envio do Boleto.

Desconto para associados ou colaboradores: O associado ou colaborador SUCESU-RJ tem um desconto de R$ 100,00 (cem reais) por Participante. Este desconto não é cumulativo com outros descontos.

Desconto para inscrições múltiplas e pessoas físicas: A organização (CNPJ) que inscrever mais de um Participante tem um desconto de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por Participante. Este mesmo desconto vale para qualquer participante que se inscrever como Pessoa Física. Este desconto não é cumulativo com outros descontos.

Desistência: Até o prazo de três dias úteis anterior ao evento, o Participante pode desistir da sua participação ou indicar um substituto, através de correspondência registrada enviada à SUCESU-RJ no endereço Rua do Ouvidor, 97 / 601 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.040-030. No caso de desistência, a SUCESU-RJ reterá 30% (trinta por cento) do valor pago, para cobrir suas despesas, e emitirá um cheque da diferença em favor do desistente em no máximo 30 (trinta) dias. Esta condição não se aplica para inscrições múltiplas, onde só pode ocorrer substituição e não desistência.

Informações Adicionais: Dúvidas e quaisquer outras informações desejadas devem ser tratadas com a Sra. Marisa através do e-mail marisa@sucesurj.com.br.



Institucional | Calendário de Eventos | Artigos | Cadastramento | Links | Fale Conosco

Desenvolvido por SV