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Seminário: TERCEIRIZAÇÃO DE TI: SELEÇÃO DO PROVEDOR, NEGOCIAÇÃO & GOVERNANÇA DO CONTRATO

25 e 26 de Novembro de 2014

09h30 a 17h30 com uma hora de almoço por conta do participante

Sumário

O curso explora detalhadamente os aspectos relativos às fases de seleção do provedor e de negociação & governança do contrato, como parte importante da implementação bem-sucedida de um projeto de terceirização de TI, de forma a garantir, tanto para contratante quanto para contratado, a obtenção de um relacionamento operacional e financeiramente equilibrado e estável e que resulte na obtenção de todos os benefícios esperados no processo.

Temário

  • Considerações Preliminares
  • Seleção do(s) Provedor(es) de Serviços
    • Decisões prévias ao início do processo de seleção
    • Etapas do processo de seleção
    • Elaboração da solicitação de proposta de serviços
    • Documentação a ser entregue aos candidatos
    • Estruturação da proposta financeira pelos provedores
    • Avaliação das propostas
  • Negociação dos Termos Contratuais
    • Negociação do Contrato : Considerações Preliminares
    • Estratégia de Negociação : Competição x Cooperação
    • Processos Associados à Negociação — MOU, NDA, DD, JV
    • Equipe de Negociação
    • Pecados Capitais a Serem Evitados na Negociação
    • Aspectos Relevantes na Negociação
    • Demonstrativo de Serviços Consumidos x Faturados
    • Renegociação do Contrato
    • Encerramento do Contrato
  • Acordos de Nível de Serviços
    • Excelência na Prestação de Serviços : Conceitos
    • Acordo de Nível de Serviços (ANS)
    • Indicadores de Desempenho : Técnicos x Negociais
    • ANS : Causas de Implementações Falhas
    • Categorias de Indicadores de Desempenho
  • Transição dos Serviços
    • Processo de Transição : Conceitos
    • Componentes da Transição
    • Estrutura Organizacional da Transição
    • Transição : Reuniões de Acompanhamento
  • Governança do Contrato e Relacionamento entre as Partes
    • Evolução da Terceirização de TI como Ferramenta de Gestão
    • Elementos de uma Estrutura de Gestão de Relacionamento
    • Problemas Típicos de Relacionamento
    • Estruturação de TI após a Terceirização

Apresentador: Alfredo Saad

Alfredo Saad é Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e M.Sc. de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, pela PUC-RJ. Proferiu mais de uma centena de palestras e seminários no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Chile, Argentina e Uruguai. Publicou quatro livros, o mais recente deles, "Terceirização de Serviços de TI", pela Editora Brasport. O seminário está baseado na experiência de quase duas décadas do apresentador neste tema: em 1997, como Gerente de Tecnologia de TI da VARIG Airlines, liderou a negociação do contrato com a IBM e foi responsável pela sua gestão até 2004. Tal contrato constituiu-se, na época, no maior contrato de terceirização de TI da IBM no Brasil. Entre 2004 e 2009, já na IBM, certificou-se como IBM Project Executive e foi responsável pela gestão, para os países da América do Sul, do contrato global assinado entre a IBM e a Michelin, um dos maiores contratos de terceirização da IBM no mundo. Em 2009 tornou-se responsável pelo processo de Gerenciamento de Riscos de todos os contratos de Outsourcing Estratégico da IBM no Brasil, responsabilidade desempenhada até março de 2014, quando passou a exercer a atividade de consultoria e treinamento na área de Terceirização de Serviços de TI.

Duração — 14 horas

Público-alvo

  • Gerentes responsáveis
    • Pelas áreas funcionais de TI
    • Pela área de Gestão de Fornecedores
    • Pela área de Compras
    • Pela área Financeira
    • Pela área Jurídica

Objetivos — ao final do evento os participantes estarão aptos a:

  • Identificar os requisitos relevantes na solicitação de propostas de terceirização de TI
  • Identificar os aspectos relevantes na negociação, renegociação ou encerramento do contrato
  • Identificar os critérios a serem considerados na definição dos acordos de nível de serviço
  • Identificar a melhor estrutura da função de TI em ambientes terceirizados
  • Identificar a melhor estrutura de relacionamento com o(s) provedor(es)

Condições de pagamento:

  • R$1.300,00 (um mil e trezentos reais) para inscrições efetivamente pagas até dois dias úteis antes o evento.
  • R$1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) para inscrições pagas após o evento.
  • No ato da inscrição, a empresa interessada deve fornecer informações sobre todas as exigências de documentação e cadastramento que devem ser satisfeitas, sendo entendida a sua solicitação de inscrição como concordância irrestrita com os termos financeiros aqui definidos. A ausência destas informações será entendida como permissão de emissão de nota fiscal simples, sem nenhum requisito de documentação adicional. Caso seja efetuado um faturamento pelo valor menor mas o pagamento não for efetuado, por qualquer motivo, será emitida nova nota fiscal cobrando a diferença entre os dois preços.
  • Inscrições múltiplas tem um desconto de R$50,00 (cinquenta reais).
  • Associados e colaboradores tem um desconto de R$50,00 (cinquenta reais).
  • Todo o processo de inscrição e comprovação de pagamento deve ser realizado através de e-mail, com a Marisa, em marisa@sucesurj.com.br.


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