Praça Eugênio Jardim
39 / 701
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22061-040
Tel: (21) 2436-5153
(secretária eletrônica)
 

Agilidade em Projetos e Sustentação – 13/09/2017

É sabido que todo projeto de TI está inserido em um projeto maior, de nível corporativo, que na maioria das vezes é confundido com o projeto de TI, sem o reconhecimento formal da responsabilidade das outras áreas organizacionais. Nós já temos alguma experiência com Desenvolvimento Ágil, mas um dos pontos mais comuns com que esbarramos é justamente no próprio comprometimento da organização. O que ocorre, é que a nossa organização não é Ágil! E, por causa disso, nem sempre conseguimos auferir todas as vantagens que as novas metodologias estão nos trazendo. O que hoje chamamos de Agilidade é uma evolução de técnicas que vem sendo desenvolvidas progressivamente tem tempo, mas que não são visualizadas como um todo integrado. Cada organização costuma adotar uma ou outras destas técnicas com a filosofia da "Bala de Prata", mas o ambiente atual é muito dinâmico para analisarmos e respondermos a cada situação com a técnica mais apropriada. Precisamos de um conhecimento mais genérico e que possa se adaptar na medida da necessidade e da cultura da organização - e até de cada executivo envolvido.

Por conta disso, este treinamento se propõe a:

  • Ajudar na identificação de todas as necessidades organizacionais de um projeto, de modo a podermos comprometer todas as áreas envolvidas;
  • Mostrar quais os fundamentos de Agilidade que podem ser usados ao longo do projeto e em que pontos;
  • Planejar o projeto como um todo, levando em conta os princípios da Agilidade.
  • Incluir nas atividades de Sustentação os princípios de Agilidade, de modo a permitir o mesmo uso de instrumentos metodológicos para toda a demanda.

Conteúdo:

  1. Princípios de Agilidade: Iteração e Adaptabilidade.
  2. Evolução das Técnicas Ágeis: A3, Seis Sigma, Canvas, Manifesto Ágil.
  3. Método SCRUM.
  4. Projetos Grandes e Complexos: Modelo ASM.
  5. Agilidade na Sustentação.
  6. A Perspectiva Ágil pelo BABOK
  7. A Empresa Ágil: Gestão de Mudanças e Learning Organizations.
  8. Roadmap para Projetos Ágeis.
  9. Avaliação de Nível de Agilidade.

Instrutor:

Cid Miranda, M.Sc., é Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e Mestre em Sistemas de Informação pela PUC-Rio. Professor do Programa de MBA FGV Management e coautor do livro Gestão Estratégica de TI lançado pela Editora FGV, tem mais de trinta anos de experiência, tendo desempenhado funções gerenciais em várias empresas, destacando-se a Presidência da SUCESU-RJ (cargo que ocupa atualmente), a Gerência de Sistemas de Planejamento e de Informação Gerencial na VARIG, a Gerência Geral de Sistemas na CBV, a Gerência de Informações Gerenciais na FININVEST e a Gerência de Informática na IESA.

Como Consultor e Instrutor, tem mais de trinta anos de experiência em diversos projetos para empresas de médio e grande porte, destacando-se Dannemann, Braslight, Petros, Casa & Vídeo, HSports, Brasilcap, TV Globo, Laboratório Sérgio Franco, GLOBOSAT, FIRJAN, Furnas, Hermes, Unimed, ONS, CFO, Dataprev, Inmetro e APSA.

Investimento

Cada treinamento terá um investimento, com desconto, de R$350,00 por participante se pago efetivamente até cinco dias depois do evento. Caso este pagamento não seja realizado, por qualquer motivo, dentro do prazo de desconto, será cobrado um adicional de R$100,00 por inscrição, correspondente à diferença do desconto concedido para o preço normal.

Local e horário:

Os treinamentos serão ministrados em Centro de Treinamento localizado na Praça Pio X, 55 - sala 901 no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no horário de 09:30 a 17:30, com intervalo de uma hora para almoço, por conta do participante.

Inscrições e Informações Adicionais:

Todas as inscrições devem ser feitas com a Sra. Marisa, através do e-mail marisa@sucesurj.com.br.

 


Institucional | Calendário de Eventos | Artigos | Cadastramento | Links | Fale Conosco

Desenvolvido por SV